Adeus Google Voice.. Ou não!! Solução possível.

Quando eu achei que já havia passado todo o sofrimento com as minhas linhas de Google Voice que me permitiam fazer ligações gratuitas para qualquer número nos EUA (móvel ou celular), utilizando minha interface Asterisk, vem a novidade.

Depois de trocar seu XMPP ( bloqueando o acesso direto aos troncos através de conexão direta e me dar uma canseira, me obrigando a configurar um Gateway IncrediblePBX para fazer o trabalho de intermediário com o ISSABEL), a Google resolveu dar uma nova paulada na minha e na cabeça da maioria dos usuários de Asterisk, anunciando que no final de Novembro, até o seu GVSIP que permitia conexão com seus troncos seria descontinuado……….

RAPÁÁÁÁ!!!!!!!!! Pensa num caboco que xingou até a décima quinta geração da(s) anta(s) que tomou(aram) essa decisão.

Mais que depressa sai a procura de informações no “Oráculo do VoIP – NerdVittles” e pra minha surpresa descubro que a marreta da Alphabet acabou chegando até para o bom velhinho. Num anuncio bem genérico, ele acabava de avisar a todos que por “força maior” foi obrigado a remover todo o conteúdo de seu site que tivesse algo a ver com as configurações de troncos GoogleVoice.

Parei, respirei, xinguei mais umas 150 gerações e pensei… agora é por uma questão de honra. Vou fazer essa porcaria voltar a funcionar nem que seja na marra. A única saída oficialmente divulgada por NerdVittles era redirecionar os troncos a serviços alternativos como Skyetel, Sonetel, ANVEO e outros conhecidos.

Eu não conseguia acreditar naquilo e muito menos na forma como a Google fez com que ele removesse todo o conteúdo do seu site, retirando do que hoje é considerada a maior fonte de informação para a comunidade VoIP no mundo.

Pesquisei mais um pouco e depois de uma tarde achei a solução que havia me sobrado e que me permitia com o menor esforço possível, resolver o problema de forma muito mais simples do que o meu Gateway PBX me obrigava. A solução tem nome e se chama P-B-X-ES

A receita é simples e quase indolor. Bastava criar uma conta no site deles e pagar uma taxa de 15 USD (doletas), para estar disponível a função de criação de conexões com as Contas Google (num processo simples de Next >> Next). Depois disso basta criar dois ramais (limite de cada conta) para interligar os troncos em sua central, utilizando os Ramais da PBXES.

Fechar Menu